A novela dos três retornos inacabados da duplicação da Faixa Velha de Camobi (ERS-509) ainda não teve um desfecho, e a obra de construção deve atrasar.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em setembro de 2025, por recomendação do Ministério Público (MP), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) fechou os três retornos por risco de acidentes. Semanas depois, eles foram reabertos após o Daer colocar quebra-molas e sinalizar o local, e também mediante um acordo em que a autarquia estadual se comprometeu a desapropriar os três terrenos, ao custo de R$ 5 milhões, e construir os retornos até a metade de 2026.
Porém, em entrevista à Rádio CDN, o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, afirmou que as desapropriações ainda não foram realizadas, e talvez as obras não sejam feitas até junho, conforme o Daer havia prometido.
- Houve acordo com o MP sobre as alças de acesso na Faixa Velha. Na verdade, o Daer já realizou medidas preventivas de sinalização até que seja possível nós retomarmos a questão do contrato, fazer o reequilíbrio e iniciar as obras. As indenizações são judiciais, e ainda não temos a posse das áreas finalizadas. Isso deve ocorrer nos próximos meses e, assim, nós poderemos ainda neste ano, iniciar as obras das alças de acesso - afirmou Costella.
O Ministério Público informou que está monitorando a situação e que fará reunião com o Daer para cobrar a realização da obra no prazo previsto no acordo.
Entenda o caso
A duplicação da Faixa Velha foi entregue pelo então governador José Ivo Sartori em dezembro de 2018. Em 2021, o Diário publicou reportagem mostrando que a obra não estava 100% concluída, porque faltava construir as três alças de retorno, que são do lado de fora da rodovia e necessárias para caminhões e ônibus terem espaço para fazerem a manobra, pois vários ficaram trancados ao tentar retornar nos locais.
- Hospital de Santa Maria receberá recurso do programa Troco Amigo para projeto de UTI
- Polícia investiga se corpo esquartejado é de corretora gaúcha que desapareceu em Santa Catarina
Já para carros e motos, as alças externas são necessárias para fazer o retorno e entrar de volta à rodovia em velocidade compatível, evitando risco de acidentes. Dois retornos não foram feitos perto do pé-de-plátano, e outro entre o viaduto e o cemitério Santa Rita, perto da curva da Faixa Velha.